top of page
Jardiel Carvalho_Retrato Coral_29-01-2022-3114_edited.jpg

olá!

prazer, sou a Coral Michelin

  • Designer estratégica e ecossistêmica

  • Mestre em Design Estratégico pela Unisinos

  • Doutora em Design pela UAM

  • Gerente de Produto de Ciência e Tecnologia na re.green

  • Professora na ESPM e no IED-SP

  • Pesquiso sobre Regeneração, Ecologia,  Decolonialidade, Futuros e Feminismo.

desconjuntado.png

biografia

estrategista, pensadora sistêmica e pesquisadora.

O primeiro trabalho de Coral foi em 1999, em Nova Iorque, como assistente de marketing de uma multinacional canadense chamada ICE Incorporation. Desde então, sua carreira se desenvolveu em diferentes países e áreas, do Mercado e da Academia, mantendo o Design como linha-mestra.

Iniciou seu percurso no design em 2005, quando residia em Londres, atuando como designer gráfica freelancer. Ao se mudar para Israel, no mesmo ano, abre seu primeiro estúdio de design, prestando serviços de branding, design de eventos, design gráfico e ilustração. Atendeu por muitos anos os clientes que lá conquistou, mesmo após ter saído do país. De volta ao Brasil em 2009, fundou com o colega Icaro dos Santos o estúdio de design 48, especializado em atender o mercado artístico e cultural carioca com serviços de design gráfico, identidade e branding, design editorial e design de eventos. Entre 2007 e 2012 teve períodos trabalhando para outras empresas de design, como na agência Dahaf Ehad de Israel ou na Ilumminatti do Rio de Janeiro.

 

Se forma em Gestão Ambiental em 2014, para atuar com sustentabilidade dentro do design de forma mais aprofundada e embasada. Em 2015 ingressa no Mestrado em Design Estratégico da Unisinos, em Porto Alegre, já tendo cursado um curso de extensão no assunto no IED-Rio em 2012 e sobre Design Thinking na ESPM-RJ em 2011. Passa a atuar com consultoria em Design Estratégico a partir de 2016 e inicia seu percurso docente na Unisinos em 2017, em cursos de extensão da instituição.

 

Em 2018 se muda para São Paulo para atuar como coordenadora do Centro Ruth Cardoso. Ingressa no doutorado em Design na Anhembi-Morumbi, sendo contemplada com uma bolsa de pesquisa da Prosup-CAPES. Passa a fazer parte da Rede MADI (Mulheres Atuando em Design e Inovação). Assume o cargo de coordenadora acadêmica do bacharelado em Design de Produto e Serviço do IED-SP. Sai da Instituição para atuar como Diretora de mobilização de comunidades de Inovação no (011)lab, laboratório de inovação da Prefeitura de São Paulo, permanecendo como professora do IED. Em 2019 é convidada a paestrar na Casa Fiat de Cultura em BH com a palestra "O futuro do design é feminino", apresentação repetida na Unibes Cultural de São Paulo no mesmo ano. Ainda em 2019, participa de três diferentes coletâneas de poesia e tem seus poemas publicados na revista online Ruído Manifesto.

 

A partir de 2020 e por meio de sua consultoria em Design Estratégico, passa a atender, em parceria com outras consultorias, clientes como Suvinil, Brahma Express, re.green, Vale, Farm, Show Heroes, Virada Sustentável, Fundação Hering, Movimento Brasil Junior, entre outros. Em 2021 participa do evento internacional Interaction Latin America, com uma fala intitulada "Por um Design Ecodecolonial". Faz a curadoria da nova exposição permanente do Museu Hermann Hering da Fundação Hering em Blumenau. Em 2022 grava um curso sobre Economia Circular para a plataforma educacional online Crehana.

Termina o doutorado em 2023, cuja pesquisa é reconhecida com louvor pela banca, no mesmo ano em que é convidada a compor o corpo de funcionários da re.green, empresa de restauração florestal dos biomas brasileiros, assumindo o cargo de Gerente de Produto de Ciência e Tecnologia. Também em 2023 passa a integrar o quadro de professores da pós-graduação da ESPM-SP. Participa da mesa redonda sobre "sonhares regenerativos" do Simpósio de Design Sustentável e da mesa redonda digital e pós-digital do Colóquio Retiina, entre outros eventos.

Em 2024 participa do evento internacional Design Matters, no Mexico, com a palestra "Pluriversal Futures" e do curso internacional da mesma Organização sobre Diversidade, Equidade e Inclusão. Participa do comitê seletivo do desafio internacional What Design Can Do. Foi convidada como keynote speaker do evento Internacional Service Design Global Conference e a palestrar no WDCD Mexico. Tem viajado por diferentes cidades e estados, com palestras, aulas e apresentações. Está lançando seu primeiro livro, intitulado "Design Ecossistêmico: um caminho eco-decolonial para a regeneração" pela editora Bambual, em português e espanhol.

Até o presente, já gravou mais de 10 podcasts e mais de 10 lives e webinares e participou de incontáveis eventos com palestras, apresentações e afins.

bottom of page