
design ecossistêmico
Design Ecossistêmico (D'Eco) é o nome da abordagem de design voltada para a regeneração de ecossistemas, sendo criada no âmbito da pesquisa de doutorado de Coral Michelin, com orientação da Dra Priscila Arantes, coorientação do Dr Caio Vassão e bolsa do Programa Prosup CAPES.
O Design Ecossistêmico busca estabelecer uma prática que desloca o ser humano do centro projetual: não mais o tão falado Human-Centred Design — a epítome do antropocentrismo —, e sim um design voltado para as conexões ecológicas de um território e para a interdependência de todos seus seres, vegetais, animais e até topográficos.
Para promover esse deslocamento, critica a mentalidade euro-antropocêntrica, resgatando o pensamento e a filosofia ameríndia, que usa como base para pensar métodos e ferramentas projetuais.
• o que fazer com o D'Eco •
O Design Ecossistêmico é uma pesquisa prática, que quer mudar nossa forma de criar (projetar) o mundo. E nós estamos com pressa para fazer essa transformação! Então já temos algumas práticas que podemos exercitar com quem quiser entrar no barco da regeneração:



Cenário futuro ecossistêmico
Como pensar futuros além-humanos? Como direcionar um projeto, um planejamento, uma organização, para a regeneração de fato? Serve para iniciar projetos ou para provocar novas visões.
Diversidade
Ferramenta em forma de jogo que provoca o olhar da diversidade — nos aspectos sociais e ambientais — em projetos ou estratégias. Pode ser usado sozinho ou como parte de dinâmicas mais extensas.
D'Eco como método
O método ecossistêmico é um percurso projetual que pode se adaptar a diferentes formatos e objetivos, todos com o intuito de estimular os projetistas a pensarem e realizarem projetos para a regeneração de ecossistemas locais. Entre em contato para saber mais.