3-dimensoes-design-ecossistemico.jpg

design ecossistêmico

Design Ecossistêmico (D'Eco) é o nome da abordagem de design voltada para a regeneração de ecossistemas, sendo criada no âmbito da pesquisa de doutorado de Coral Michelin, com orientação da Dra Priscila Arantes, coorientação do Dr Caio Vassão e bolsa do Programa Prosup CAPES. 

O Design Ecossistêmico busca estabelecer uma prática que desloca o ser humano do centro projetual: não mais o tão falado Human-Centred Design — a epítome do antropocentrismo —, e sim um design voltado para as conexões ecológicas de um território e para a interdependência de todos seus seres, vegetais, animais e até topográficos.

 

Para promover esse deslocamento, critica a mentalidade euro-antropocêntrica, resgatando o pensamento e a filosofia ameríndia, que usa como base para pensar métodos e ferramentas projetuais.

o que fazer com o D'Eco

O Design Ecossistêmico é uma pesquisa prática, que quer mudar nossa forma de criar (projetar) o mundo. E nós estamos com pressa para fazer essa transformação! Então já temos algumas práticas que podemos exercitar com quem quiser entrar no barco da regeneração:

cenario futuro ecossistemico
diversidade design ecossistemico_edited.jpg
desenho coral michelin.jpg

Cenário futuro ecossistêmico

Como pensar futuros além-humanos? Como direcionar um projeto, um planejamento, uma organização, para a regeneração de fato? Serve para iniciar projetos ou para provocar novas visões.

Diversidade

Ferramenta em forma de jogo que provoca o olhar da diversidade — nos aspectos sociais e ambientais — em projetos ou estratégias. Pode ser usado sozinho ou como parte de dinâmicas mais extensas.

D'Eco como método

O método ecossistêmico está em experimentação — com a ajuda do professor e designer Christian Ullmann — e envolve a criação de biomateriais capazes de regenerar ecossistemas ao fomentar a vida de espécies nativas locais.

interessou? entre em contato:

Thanks for submitting!